TAXI DRIVER (1976)

Taxi Driver | dir. Martin Scorsese | EUA | ★★★★★

Taxi Driver Poster

Taxi Driver” talvez seja tão bom por um motivo bem simples: emergir um olhar diferente de um lugar do qual estamos habituados a ver em outras situações. Eu, pelo menos, sempre me senti atraído pela Nova York de Woody Allen. Por isso, quando Travis Bickle (Robert De Niro) define Nova York como “um grande esgoto a céu aberto”, já traz à tona um novo olhar do lugar que o cerca e, exatamente por isso, o filme já vai firmando sua devida importância. Travis é um anônimo aleatório. Insone e por vezes misógino, ele leva sua vida dirigindo pela noite nova-iorquina na madrugada e frequentando cinemas eróticos durante o dia. Fica interessado em Betsy (Cybill Shepherd), uma funcionária do comitê de campanha de um senador candidato à presidência, até que um dia se impressiona com Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas doze anos, que entra em seu táxi para escapar de seu cafetão (Harvey Keitel). Cada vez mais indignado, Travis irá planejar sua causa social com a intenção de corrigir parte da sociedade. Começando como um homem como qualquer outro, aos poucos Travis vai se mostrando um ser mais singular, capaz de exteriorizar os seus demônios interiores e ainda voltar à socialização. Desse modo, o roteiro de “Taxi Driver” mostra, com excelência, o que é um arco dramático. Outro ponto que não faz parte do elenco fenomenal, mas que também ajudou no legado da obra é a música recorrente e inebriante de Bernard Herrmann (1911–1975). De tão peculiar, acabou se tornando uma das marcas registradas da obra. “Taxi Driver” é um dos exemplares de uma das melhores fases de Martin Scorsese. E ainda dá pano pra manga para discussões do que seria a figura do herói em uma época na qual a mídia poderia ser responsável pela transformação de uma pessoa comum em mocinho ou vilão. Pensando bem, ainda hoje as coisas não estão muito diferentes.

Resumo
Data
Título
Taxi Driver
Avaliação
51star1star1star1star1star

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