TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE SEXO* (1972)

Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo E Tinha Medo de Perguntar | Everything You Always Wanted to Know About Sex, But Were Afraid to Ask | dir. Woody Allen | EUA | ★★★★★

Tudo O Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo Poster

Com o nome completo de “Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo E Tinha Medo de Perguntar”, esse é um dos mais famosos filmes da primeira fase da carreira de Woody Allen. Na verdade, é um fino compilado de sete segmentos, que irão retratar o universo sexual sob a ótica de temas diversos. Seguindo o modelo instituído pelo sexólogo David Reuben em seus livros sobre o tema (dizem que o autor não gostou nada dessa releitura), Allen traveste seu tom sarcástico de maneira envolvente. Os curtas que compõem o todo são independentes entre si, e tem, como único ponto em comum, o sexo.

Vemos um bobo da corte sem graça que tenta conquistar o coração da rainha com uma bebida afrodisíaca em plena era medieval; um médico renomado que se apaixona por uma ovelha; um galanteador italiano que tenta encontrar uma forma de resgatar o prazer da esposa; um crossdresser escapando do flagra ao se travestir na casa dos sogros de sua filha; um programa de TV bizarro sobre perversidades; uma cidade aterrorizada após um desastre científico ter resultado numa teta gigante que destrói tudo a sua frente; e o que acontece com o corpo masculino durante o orgasmo. Essa última parte é mais famosa da antologia, lembrada principalmente por trazer Woody Allen interpretando um espermatozoide amedrontado.

Um dos pontos a favor de “Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo…” são as piadas que, em nenhum momento, intencionam ridicularizar gratuitamente os objetos temáticos. Parece que teve um segmento que ficou de fora, justamente o que iria versar sobre homossexualidade e traria Louise Lasser fazendo uma viúva negra. Allen, ainda em seu quarto longa-metragem como idealizador, já desponta um senso crítico aliado ao sarcasmo que é impressionante. Basta reparar na forma irônica e bem amarrada em que acabam todas as pequenas histórias que acompanhamos aqui. Para quem ainda não conhece a filmografia do mestre, essa pode ser uma ótima oportunidade de dar início a alguma maratona. Vale a indicação.

Resumo
Data
Título
Tudo o Que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *