TUDO SOBRE MINHA MÃE (1999)

Tudo Sobre Minha Mãe | Todo Sobre Mi Madre | dir. Pedro Almodóvar | Espanha | ★★★★★

Tudo Sobre Minha Mãe Poster

Em Madri, a enfermeira Manuela (Cecilia Roth) decide presentear seu filho com uma ida ao teatro para ver a peça “Um Bonde Chamado Desejo”, estrelado pela diva do teatro, Huma Rojo (Marisa Paredes). Tragicamente, o rapaz acaba sendo atropelado enquanto tentava conseguir o autógrafo da atriz. Abalada com a morte prematura de seu único filho, Manuela parte para Barcelona, onde fugira quando ainda estava grávida, para dar a triste notícia ao pai do garoto. Chegando lá, fortes figuras irão juntar-se a ela, como a freira Rosa (Penélope Cruz), e a travesti Agrado (Antonia San Juan). Em “Tudo Sobre Minha Mãe”, Pedro Almodóvar trabalha, de forma bem peculiar, a questão dos opostos da vida nesse filme. Manuela, ao regressar para Barcelona, se dá conta de que está num caminho inverso, indo para um lugar onde antes havia fugido. Agora está em uma busca. Mas o que seria essa busca? Somente encontrar o pai de seu filho? Juntar-se novamente com a realidade? Superar a tragédia? De fato, não importam as respostas de imediato. O destaque fica por conta de Antonia San Juan, notável atriz transexual espanhola, que interpreta Agrado. Sua versatilidade é tamanha, que não deixamos de nos divertir em praticamente todas as cenas em que ela participa, mesmo que em algumas exista alguma bizarrice ou um drama que é logo amenizado por sua rápida linguagem. Almodóvar homenageia não somente as mulheres, mas também “os homens que interpretam mulheres” e, claro, as divas Bette Davis, Gena Rowlands e Romy Schneider. “Tudo Sobre Minha Mãe” é agradável, como é de se esperar. Trata-se de um exemplo do que se tornou Pedro Almodóvar para os cinéfilos, já que muitos o conheceram a partir desse filme (eu inclusive me incluo nesse grupo). Dificilmente desagrada, e é – como não posso deixar de dizer – de uma sensibilidade tão forte, que somente um mestre poderia deixar transparecer de forma tão delicada em seu texto.

Resumo
Data
Título
Tudo Sobre Minha Mãe
Avaliação
51star1star1star1star1star

Comentários (via Facebook)

comments

3 Comentários

  1. Dentre os que vi, acho o melhor do Almodóvar. Me emociono, acho os diálogos lindos, adoro aquela coisa kitsch e exagerada. Deu até vontade de ver de novo.

  2. Pra mim, um dos melhores de Almodóvar. Adorei quando vi, agora me deu vontade de rever, Agrado é uma personagem tão cativante…
    Abraços, e ótimo texto! A força da mulher é realmente explícita nesse filme, nessa obra grandiosa.

  3. Não é o melhor de Almodóvar, como muitos dizem, mas sim é um filmaço mesmo, da melhor qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.