UM MÉTODO PERIGOSO (2011)

Um Método Perigoso | A Dangerous Method | dir. David Cronenberg | EUA | ★★★★

Um Método Perigoso Poster

Em “Um Método Perigoso”, Michael Fassbender vive nada menos que Carl Gustav Jung, um dos maiores nomes da psicologia, sendo o fundador da corrente analítica de seu tempo.

O filme se inicia na Suiça do comecinho do século passado, quando a jovem judia Sabina Spielrein (Keira Knightley) é enviada para um rigoroso tratamento psiquiátrico na instituição que o Dr. Jung até então trabalhava. Extremamente selvagem no começo, Sabina é tratada por Jung ainda no início de uma época pré-divã, tendo a coragem de colocar em prática as ideias ainda pouco creditadas do austríaco Sigmund Freud (Viggo Mortensen), que, nessa época, ainda enfrentava resistência por conta de uma nova forma de tratamento, ainda pouco difundida e aceita – a tal “cura pela fala” (talking cure). Durante anos, a retomada da sensatez de Sabina, apesar de ser um avanço, poderá afetar de maneira definitiva na proximidade entre duas grandes personalidades, conhecidas por serem patriarcas da psicanálise.

É interessante notar que “Um Método Perigoso” vai desenrolando questões que inquietam grande parte da população. Afinal, onde estariam os cernes dos nossos problemas e/ou desvios? Segundo o filme ressalta, é Freud (e boa parte dos que estão contra ele vai concordar) que irá dissecar essa problemática até tudo virar uma questão sexual. Jung, mais inquieto e questionador, vai buscar formas alternativas de responder a essas questões, mesmo que ele tenha um respeito imensurável pela figura de Freud. É importante frisar que não pretendo aqui fazer uma grande análise do que ambos pensadores provaram, ou o quanto um ou outro está certo. O que posso dizer é que o filme pende para Jung, principalmente no que diz respeito à construção do seu personagem.

Apesar do último quarto um tanto quanto elíptico, “Um Método Perigoso” é um filme agradável e faz com que o tempo passe voando. As razões estão muito além dos elogios que faço ao texto inteligente, mas ao trabalho de David Cronenberg e o elenco afiado dão conta disso.

Resumo
Data
Título
Um Método Perigoso
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *