UM MISTERIOSO ASSASSINATO EM MANHATTAN (1993)

Um Misterioso Assassinato em Manhattan | Manhattan Murder Mystery | dir. Woody Allen | EUA | ★★★★

Um Misterioso Assassinato em Manhattan Poster

Após o rompimento da relação pessoal e profissional com Mia Farrow, Woody Allen resolve trilhar sozinho um projeto que estava guardado na gaveta desde meados nos anos 80. “Um Misterioso Assassinato em Manhattan” é, basicamente, uma comédia envolta num suspense, o que Allen repetiria alguns anos depois com “Scoop – O Grande Furo” (2006).

No filme em questão, ele interpreta o editor de livros Larry, que é casado com Carol (Diane Keaton). Eles conhecem um casal de vizinhos (Jerry Adler e Lynn Cohen), dois velhinhos que aparentemente vivem muito bem. O susto é maior quando, no dia seguinte, descobrem que a senhorinha morreu infartada. Desconfiada do fato do esposo não estar devidamente abalado e saindo no meio da madrugada, Carol fica certa de que se trata de um assassinato e inicia uma investigação pessoal, que contará com a ajuda do escritor Ted (Alan Alda) e, mais adiante, de Marcia Fox (Anjelica Huston), uma das agenciadas por Larry.

Um Misterioso Assassinato em Manhattan” também marca a volta da parceria entre Woody Allen e Diane Keaton desde “A Era do Rádio” (1987). Por sinal, o roteiro foi reescrito depois da contratação de Keaton, já que inicialmente a protagonista seria Mia Farrow. A intenção era justamente explorar o lado naturalmente cômico de uma das musas mais lembradas do mestre. Mesmo não sendo um dos filmes que estão no panteão da filmografia dele, “Um Misterioso Assassinato em Manhattan” conta com cenas inesquecíveis, como a impagável ligação de chantagem que quase não dá certo.

Além disso, são vistas inúmeras referências ao modelo proposto por Alfred Hitchcock e seus protagonistas comuns em meio a um misterioso crime (vide “Janela Indiscreta” e “Um Corpo Que Cai”) e uma belíssima recriação de tiroteio entre estilhaços de espelhos, como vimos em “A Dama de Shanghai” (1947), de Orson Welles. Com uma crítica assaz aos casais da classe média nova-iorquina, Woody Allen nos presenteia com mais um de seus projetos feitos para se (e nos) divertir.

Resumo
Data
Título
Um Misterioso Assassinato em Manhattan
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *