UM PEIXE CHAMADO WANDA (1988)

Um Peixe Chamado Wanda | A Fish Called Wanda | dir. Charles Crichton | EUA | ★★★★

Um Peixe Chamado Wanda Poster

Wanda (Jamie Lee Curtis) e Otto (Kevin Kline) são dois vigaristas americanos que estão na Inglaterra para se juntar ao mafioso Georges (Tom Georgeson), que pretende fazer um grande assalto a uma joalheria. O problema é que Otto e Wanda possuem uma aliança interna (fingem serem irmãos, mas na verdade são amantes) e delatam George. Com ele na prisão, a dupla de vigaristas tenta saber onde foram parar os diamantes roubados. Wanda fará de tudo para conseguir tal informação, nem que seja preciso conquistar Archie Leach (John Cleese), o advogado tradicionalista de George.

De certo modo, toda essa trama não passa de um grande disfarce. O roubo da joalheria e a busca pelos diamantes são desculpas esfarrapadas para situações hilárias de “Um Peixe Chamado Wanda”. A dupla Curtis-Kline rouba praticamente todas as cenas em que aparece. Como não rir de uma mulher que perde completamente os sentidos, tamanha a excitação ao ouvir um homem falar em italiano (ou russo) ao seu ouvido? E o que dizer de um cara violento que não suporta ser chamado de estúpido, porque ler filosofia faz dele um cara extremamente inteligente? Isso sem falar na função do personagem de Michael Palin, que fica com a tarefa de matar a testemunha-chave da acusação de George, uma velhinha cheia de cães yorkshire, que atrapalham o quanto podem a tarefa do ingênuo capanga.

Em sua essência, “Um Peixe Chamado Wanda” é uma comédia sobre a linguagem. Isso explica as constantes piadas sobre a educação excessiva (e por vezes dispensável) dos ingleses e o respeito que eles devem aos americanos. O exemplo do escárnio fica por conta da família impagável do britânico interpretado por John Cleese. É um ótimo passatempo, que nos dá ainda mais motivos para sentir saudades de uma época em que as comédias faziam rir pelas convenções. E tudo ficava ainda mais curioso pelo fato de gostar tanto de uma fase que eu mesmo – apesar de já ter dois anos de idade no ano de lançamento do filme – não cheguei a vivenciar.

Resumo
Data
Título
Um Peixe Chamado Wanda
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *