VICKY CRISTINA BARCELONA (2008)

Vicky Cristina Barcelona | dir. Woody Allen | EUA | ★★★★

Vicky Cristina Barcelona Poster

A leitora Izabela mandou esse filme de presente pra mim no último Natal e, assim, não poderia deixar de revê-lo na maratona que ando fazendo dos filmes de Woody Allen. “Vicky Cristina Barcelona” é mais uma das produções que o mestre gravou na Europa (nesse caso em Espanha), de onde conseguiu financiamentos com muito mais facilidade. O resultado é um dos mais românticos de sua filmografia recente. A história – que é inteiramente contada por um narrador onisciente – já é iniciada apresentado as características destoantes das duas protagonistas. Vicky (Rebecca Hall) é centrada, conservadora e pragmática. Noiva de um executivo nova-iorquino, ela vai para Barcelona para se aprofundar na identidade catalã, tema de seu mestrado. Cristina (Scarlett Johansson), por sua vez, é volúvel e não sabe o que quer da vida. Junto com sua melhor amiga, Vicky pretende explorar ao máximo o que a cidade espanhola tem a oferecer. Elas não demoram a conhecer Juan (Javier Bardem), um charmoso pintor que acaba de passar por um divórcio violento. Cristina chega até mesmo a morar com ele, situação que mudará com a chegada da ex-esposa de Juan, a instável Maria Elena (Penélope Cruz). Falar de Woody Allen é também falar de personagens inteiramente lapidados em teorias sobre os mais diversos assuntos da humanidade. Vicky, Cristina, Juan e Maria Elena são exemplos particulares do que podemos chamar de confluentes das principais teorias sobre o amor. Para Juan, por exemplo, não existe nada melhor do que o amor não consumado, que permanece puro e inatingível (e é essa a razão de seu casamento não ter dado certo). Essa conclusão é levada ao extremo nesse filme intenso, salpicado com luxúria. Tem até cena de beijo entre Scarlett Johansson – a musa da vez – e Penélope Cruz, que ganhou até Oscar pelo trabalho. “Vicky Cristina Barcelona” também possui a marca de uma das maiores bilheterias do diretor, inclusive no Brasil.

Resumo
Data
Título
Vicky Cristina Barcelona
Avaliação
41star1star1star1stargray

Comentários (via Facebook)

comments

2 Comentários

  1. Ownnnnn … adorei o post!!! …… 🙂
    AMO esse filme!!
    Já vi e revi váaaaaarias vezes …. Me identifico com quase tudo nele! Cada pedacinho da personalidade de alguém, juntando tudo, dá uma somatória de mim mesma!!!… kkkk
    A Vicky CDF e careta, a Cristina volúvel, imatura e confusa, e a Maria Elena, louca e depressiva …. sou uma mistura das três!! ….
    E o cenário!!! … Poxa vida, como a Espanha é linda!!! …
    Maravilhoso o filme!! … Irreverente e surpreendente!! …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.